quarta-feira, 19 de junho de 2013

MEMÓRIA (também Digital) DO MUNDO




  A UNESCO selecionou o Diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, entre 1497 e 1499, para integrar a lista dos Registos da Memória do Mundo desta organização. O diário, de autoria atribuída a Álvaro Velho, está depositado na Biblioteca Municipal do Porto, vindo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, de onde transitou, em 1834, por iniciativa de Alexandre Herculano. Trata-se de um documento fundamental para o conhecimento da viagem de Vasco da Gama e do processo de abertura do mundo que ela inaugurou. integravam o Registo Memória do Mundo. Desta lista já faziam parte, por exemplo, a carta de Pêro Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I sobre a chegada ao Brasil, de 1 de maio de 1500 e o Tratado de Tordesilhas, de 7 de junho de 1494.
   Sendo um documento precioso está, hoje, como tantos outros, graças aos arquivos e bibliotecas digitais, acessível a todos no sítio das Bibliotecas Municipais do Porto :



   Para os que tiverem mais dificuldades em termos paleográficos, podem ler uma transcrição do texto no número 23 da série 23 (Dezembro de 2002) do Boletim dos Serviços de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível na Biblioteca da ESA, em suporte papel,  e em :

Sem comentários:

Enviar um comentário