terça-feira, 1 de dezembro de 2015

1 de dezembro - Dia Mundial da Luta contra a Sida


   
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida comemora-se a 1 de dezembro, reunindo pessoas de todo o mundo, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional face à pandemia.
   Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) comemora este dia, através do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida, no seguimento da proposta efetuada em 1988 pela Organização Mundial da Saúde.
   Portugal foi um dos seis países da União Europeia (UE) que, em dez anos, conseguiu reduzir em mais de 25% o número de novas infeções por VIH (vírus da imunodeficiência humana), de acordo com o relatório conjunto do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) e da Organização Mundial de Saúde - Europa, recentemente divulgado.

   De igual modo, o relatório “Portugal: Infeção VIH, Sida e Tuberculose em números – 2015”, referente ao ano de 2014 e divulgado, pela DGS, no dia 20 de novembro, revela uma proporção de novos casos em utilizadores de drogas injetadas inferior à média observada na UE e uma proporção de diagnósticos tardios já muito próxima da média observada neste conjunto de países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                               INFORMAÇÃO    A partir do mês de Dezembro 2023, todas as publicações da BE-Bi...