quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PROJETO :VIVER A AMIZADE

   A Equipa da Biblioteca, em colaboração com algumas Docentes da Escola, vem mais uma vez, dar continuidade ao Projeto: Viver a Amizade.
  Esta iniciativa, criada para responder ao apelo  da Fundação Escolas Solidárias Fundação EDP, é um convite à participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
   É lançado, em cada ano letivo, os grandes desafios que o planeta enfrenta e aos quais podemos dar resposta nas comunidades onde vivemos. São eles:
   -Erradicar a pobreza e a fome;
   -Promover a sustentabilidade económica;
   -Garantir mais Educação, melhor Saúde;
   -Cuidar das comunidades mais vulneráveis;
   -Promover a inclusão de todo o ser humano;
   Todos temos um papel a desempenhar em nome de um futuro comum mais próspero.
   Foi com esse objetivo que, no ano letivo de 2014/2015, o Projeto da EB de Vila Nova de Tazem teve, como público-alvo, os Utentes do Centro Social de Vila Nova de Tazem.
   Neste ano, a Equipa planificou um leque mais vasto de atividades, as quais irão ser dinamizadas ao longo do 1º e 2º Períodos.
   Até ao momento, já convidámos e recebemos na Escola, no dia do Magusto, um grupo de Idosos que ali se deslocaram, para participaram na celebração do São Martinho.
    O objetivo principal foi a criação de relações de proximidade intergeracional, entre os Idosos e os alunos da Escola. Foi um momento de agradável convívio, com direito a um lanche oferecido pela Direção da Escola. No final, Alunos e Idosos cantaram algumas canções.
   Na última semana de aulas, um grupo de Professores, Assistentes Operacionais, uma Senhora de Vila Nova que está a colaborar com a Equipa e duas turmas da Escola, do 6º e 8ºano, visitaram o Centro Social.
   Os Alunos do 8ºano representaram a peça “A Estrela” de Virgílio Ferreira e os discentes do 6ºano entoaram canções escolhidas e ensaiadas pela Docente de Educação Musical.
   No final, os Idosos e os visitantes entoaram, em conjunto, uma canção de Natal, bem conhecida por todos. Como é Natal, os Alunos ofereceram, a cada Idoso, uma prendinha bem quentinha e receberam uma lembrança doce, bem ao agrado de todos.









.


Sem comentários:

Enviar um comentário