segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020


           Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

    No âmbito das atividades levadas a cabo pela Biblioteca da Escola E.B. 1, 2, 3 de Vila de Nova de Tazem, na semana de 27 a 31 de Janeiro, foi exposto, no átrio da escola, um trabalho subordinado ao tema “O Holocausto”. Foram afixados vários documentos que retrataram a época e feita uma abordagem multifacetada, relativos ao tema. Além de documentos esclarecedores desse período da nossa história, sensivelmente anos 33 a 45, foram expostos “documentos autênticos” como cartas e fotografias. Este trágico e vergonhoso acontecimento de genocídio, autêntico atentado aos Direitos Humanos, foi retomado nas várias artes como forma de indignação e inaceitação deste erro humano monstruoso, desde a Literatura, ao Cinema, à História, aos Media ... Assim, vários escritores, pintores, fotógrafos, músicos, realizadores de cinema, meios de comunicação social, entre outros, têm abordado nas suas obras/trabalhos esta temática.
    Com esta atividade, a Biblioteca procurou a partilha com toda a comunidade educativa, do que foram os horrores deste período histórico; homenagear as Vítimas do Holocausto e de Relembrar atos tão bárbaros feitos contra a Humanidade. Esta “mancha negra” da “ História dos Homens, pelos homens” não deve ser esquecida. E, dada a incapacidade dos Homens de hoje justificarem e aceitarem atos tão cruéis, resta-nos tirar dela um ensinamento: APLICAR e DEFENDER os DIREITOS HUMANOS e impedir que, no futuro, semelhantes atrocidades se repitam.
    Alunos, Professores, Auxiliares da Ação Educativa e Encarregados de Educação, puderam deixar uma  palavra/mensagem dos “erros” a impedir/banir e das causas/valores a defender hoje e amanhã.

                             A Equipa da Biblioteca de Escola de VNT









Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                               INFORMAÇÃO    A partir do mês de Dezembro 2023, todas as publicações da BE-Bi...