quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nova Iorque: ciclo de homenagem a José Saramago


 


 Num ano em que se comemoraram os 90 anos de José Saramago, a 2ª edição da Saramago's Week in NY (Semana José Saramago em Nova Iorque)  contou com a presença da viúva do escritor, Pilar del Río.

Em declarações à Lusa, Ana Miranda, diretora e fundadora do Arte Institute, organização que promoveu este evento, explicou este ciclo como tendo sido  uma semana eclética e multidisciplinar, com ações em diferentes áreas: literatura, dramaturgia, cinema, música e fotografia.

Para iniciar a montra dedicada ao escritor português, foi  exibido o filme José & Pilar, do realizador Miguel Gonçalves Mendes bem como o visionamento de filmes  com uma triagem de curtas-metragens portuguesas e espanholas.

Nos restantes dias, a programação continuou com inúmeras atividades entre as quais, uma conferência com a presença da mulher do autor e Jorge Vaz de Carvalho, professor da Universidade de Lisboa,  uma sessão de leitura de textos de Saramago, com os mesmos intervenientes e atrizes portuguesas convidadas.

Para além disso houve uma exposição fotográfica, intitulada José Saramago in Lanzarote, de João Francisco Vilhena, acompanhada por um concerto de jazz.

A 2ª edição da Semana de José Saramago em Nova Iorque é uma ação promovida pelo Arte Institute, instituição que divulga a arte contemporânea portuguesa a nível mundial, e a Fundação José Saramago.

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                               INFORMAÇÃO    A partir do mês de Dezembro 2023, todas as publicações da BE-Bi...